sexta, 10 de novembro de 2017 - 07:15h
Delegados debatem Vigilância em Saúde em etapa estadual de conferência
SÁBADO E DOMINGO
Por: Júlio Miragaia
Foto: Imagem: Karol Levy (Sesa)
Sesa e SVS impulsionam primeiro fórum do segmento de prevenção em saúde

Nos dias 11 e 12 de novembro (sábado e domingo) ocorrerá em Macapá a etapa estadual da I Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. A programação do evento será realizada na Universidade do Estado do Amapá (Ueap), no centro da cidade.

 

Ao todo, 240 delegados dos 16 municípios, eleitos nas conferências municipais, são esperados para debater pela primeira vez e elaborar propostas relacionadas com a prevenção da saúde.

 

O Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), impulsiona o evento em colaboração com o Conselho Estadual de Saúde e também através de sua equipe de servidores das áreas de vigilâncias que participarão ativamente dos espaços de discussão, palestrando e integrando grupos de trabalho.

Para o secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, o momento é importante para fortalecer o papel do SUS na promoção e na prevenção da Saúde. "Pela primeira vez o poder público e todos os segmentos da sociedade civil organizada terão o desafio de avaliar e propor diretrizes para o fortalecimento das políticas de Vigilância em Saúde. E é especialmente importante pois é a população quem vai definir as necessidades a serem priorizadas pelos poderes ", disse Calandrini.

 

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, a realização da I Conferência Nacional de Vigilância em Saúde no Amapá acontece no momento em que o Governo trabalha para estar sintonizado com a necessidade de priorizar a prevenção como forma de garantir uma política de saúde eficaz para a população. “Essa é uma nova política pública que permite que o Amapá diminua o número de internações. Que possamos aumentar a proteção para diminuir a quantidade de concentração assistencial nos hospitais. É uma reconfiguração do sistema de saúde”, destacou o superintendente.

 

Já a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Sivalda Nazaré Cunha, defende que a vigilância em saúde contribui para que o sistema de saúde pública tenha um melhor planejamento de suas ações. “A Vigilância em Saúde tem uma função essencial na saúde pública, porque possui a atribuição de organizar a tomada de decisões, a partir das informações obtidas pela própria saúde pública e por outras fontes”, disse Sivalda Cunha.

 

Homenagem

A etapa estadual da Conferência de Vigilância em Saúde no Amapá batizou o evento com o nome do conselheiro Leonil Nazareno da Cunha Cardoso, que faleceu no dia 2 de setembro deste ano quando ajudava na construção da etapa municipal de Tartarugalzinho e foi vítima de um infarto.

 

Conferência

A 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), que surgiu a partir dos resultados da 15ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2015, e em decorrência de diversos debates ocorridos no Conselho Nacional de Saúde (CNS) em torno de variadas agendas, tem como principal objetivo “Propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento de ações de Promoção e Proteção à saúde”.

 

 

Entre os desafios, está o estabelecimento de um modelo de atenção à saúde voltado para a redução do risco da doença e de outros agravos, onde a promoção, proteção e prevenção ocupem o mesmo patamar e recebam a mesma importância do que a recuperação e a assistência.

 

O tema central da conferência, que orientará as discussões será “Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”.

 

Hospedagem e transporte

Os delegados que participarão da etapa estadual terão hospedagem disponibilizada a partir das 15h desta sexta-feira, 10, no Hotel Atalanta, localizado na Avenida Coaracy Nunes, 1148, no Centro. Além da estadia, os participantes terão o transporte e alimentação para o local da conferência garantidos.

 

Programação

 

Dia: 11/11/2017 (Sábado)

13:00 hs – Credenciamento dos Delegados e Credenciamento Convidados e Participantes

14:30 hs - Solenidade de Abertura e Homenagem

                                  

15:30 hs - Palestra Magna: “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito de Proteção e Prevenção da Saúde do povo Brasileiro. Fortalecimento dos programas e ações de Vigilância em Saúde".

16:00 hs – Exibição do Documentário “História da Saúde Pública no Brasil”.

16:30 hs – Palestra: “História da vigilância em saúde no Amapá” (apresentação: Emanuel Bentes, Diretor Executivo da Vigilância em Saúde).

17:00 hs – Palestra: “Criação e perspectivas da Superintendência de Vigilância em e Saúde” (Apresentação: Dorinaldo Malafaia, Superintendente da SVS).

17:30 hs – Formação dos Grupos

MESA 1 Eixo I - O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS.

Apresentação: Prof. Dr. João Farias da Trindade.

Mediação: Francisca Sandra Queiros.

 

MESA 2 Eixo II - Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde.

Apresentação: Regiclaudo de Souza Silva

Mediação: Silvia Claudia Cunha Maués

 

MESA 3 Eixo III - Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde.

Apresentação: Anaytatyana Góes Peixoto Maciel

Mediação: Iracilda Costa da Silva Pinto e Raimunda Cleide Gonçalves Chaves.

 

MESA 4 Eixo IV - Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.

Apresentação: Evandro Freitas Siqueira

Mediação: Giovana de Souza Lopes

 

 

12/11/2017 (Domingo)

08h30 as 11:00h – Elaboração das propostas

 

Eixo I - O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS.

 

Eixo II - Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde.

 

Eixo III - Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde.

 

Eixo IV - Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.

 

11:10 hs - Apresentação e aprovação das propostas consolidadas nos grupos.

 

12:30 hs – Intervalo para o Almoço.

 

14:30 hs - Leitura e aprovação das moções.

 

15:30 hs - Eleição e homologação dos delgados e delegadas para Conferência Nacional de Vigilância em Saúde.

 

18:00 hs – Show de encerramento.

 

19:00 hs - Encerramento.

 

Local: UEAP Endereço: Av. Pres. Vargas, 650 - Central, Macapá - AP, 68900-070

 

Links para consulta do regulamento interno da Conferência e para inscrição

- Consulta Prévia: https://goo.gl/Pu4Kz9

- Inscrição para conferência: https://goo.gl/26NPdN

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. FAB n° 069 - Centro. CEP: 68908-908. Macapá-Ap - (96) 2101-8551 - infosaude@saude.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2017 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá