terça, 07 de novembro de 2017 - 11:21h
HCal volta a realizar exames de mamografia
Ao todo estão sendo ofertadas 800 mamografias mensalmente
Por: Elmano Pantoja
Foto: Marcio Pinheiro
Marcação do exame acontece toda sexta-feira, pela manhã e tarde.

O governo do Estado reativou o serviço de mamografia oferecido no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCal). O exame começou a ser disponibilizado diretamente na unidade há duas semanas, com as marcações sendo feitas nas sextas-feiras, pela manhã e tarde.  

Com a reativação, a oferta do exame passa a ser de 800 procedimentos por mês, sendo que 400 são diretamente feitos no HCal e outros 400 continuam sendo disponibilizados em clínicas credenciadas, como forma de ampliar o serviço e atender a demanda.

Anteriormente o exame estava sendo feito apenas em clínicas credenciadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), como forma de não deixar o usuário desassistido pelos problemas no aparelho do HCal, que inviabilizava a realização de mamografias.   

“O serviço foi reativado e já temos em andamento o processo para a aquisição de outro mamógrafo. Também estamos em tratativas para comprar um que atenderá a unidade de Santana, o que vai permitir que ampliemos ainda mais o serviço”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini.

A realização da mamografia é importante na identificação precoce da doença e reduz significativamente o risco de mortalidade, pela identificação precoce do câncer de mama. O recomendado pelo Ministério da Saúde é que mulheres entre 50 e 69 anos façam o exame a cada dois anos.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. FAB n° 069 - Centro. CEP: 68908-908. Macapá-Ap - (96) 2101-8551 - infosaude@saude.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2017 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá