Como posso ser atendido?

A dúvida entre escolher um local de atendimento é comum entre os usuários. Muitas vezes a escolha acaba provocando demora no atendimento, filas desnecessárias e ocupando profissionais que poderiam estar cuidando outras ocorrências mais graves.

Unidade Básica de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento ou o Hospital de Emergência? Saiba como ser atendido e em que momento você deve procurar uma das unidades da rede do sistema de saúde:

 UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - UBS

A Unidade Básica de Saúde (UBS), como o nome já diz é onde são oferecidos atendimentos da Atenção Básica. Elas são a porta de entrada para o sistema de saúde. Lá são realizados exames, consultas e acompanhamento médico, além de entrega de remédios e aplicação de vacinas. (link com as Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado)

QUANDO PROCURAR?

Em casos de traumas leves, sintomas de resfriados e gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar, distribuição de preservativos, vacinas, grupos de educação em saúde (diabéticos, hipertensos, obesos e gestantes), cuidados preventivos de câncer do colo do útero, bebês chorando sem razão aparente, febre abaixo dos 39ºC, dores de cabeça, dores no corpo.

 UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO - UPA

Destinada ao atendimento de urgência e emergência e oferta serviços de média a alta complexidade. A gravidade do risco, e não a ordem de chegada, determina a rapidez com que o paciente será atendido. Funciona diariamente 24 horas. Não possui leito de internação. No Estado temos uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada na Zona Norte do município de Macapá, mais duas UPAs estão sendo construídas, uma na Zona Sul e outra em Laranjal do Jari.

QUANDO PROCURAR?

Em casos deparada cardiorrespiratória, trauma craniano, choques, exames laboratoriais de urgência, dor torácica moderada, do abdominal moderada, ferimentos com febre, corte com pouco sangramento, queda com torção e muita dor ou suspeita de fratura, febre acima de 39ºC, cólicas renais, intensa falta de ar, convulsão, dores fortes no peito, vômito constante.

 HOSPITAL DE EMERGÊNCIA

Onde é realizado atendimento de média e alta complexidade de urgência e emergência. Está preparado para atender situações em que há necessidade de uma intervenção rápida ou requer uma estrutura mais complexa que a dos postos de saúde, com disponibilidade de exames e intervenções.

 QUANDO ACIONAR O SAMU?

Acidentes / traumas com vítimas, Choque elétrico, falta de ar intensa, suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns), afogamentos e engasgo, intoxicação ou queimaduras graves, trabalhos de parto em que haja risco de morte para a mãe e para o feto, tentativas de suicídio, urgências psiquiátricas, vítima inconsciente, em casos de intoxicação exógena ou envenenamento, na ocorrência de maus tratos, crises hipertensivas, dores no peito de aparecimento súbito, acidentes com produtos perigosos, agressão por arma de fogo ou arma branca, soterramento, Desabamento, crises Convulsivas, na transferência inter-hospitalar de doentes graves, outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

NÃO CHAME O SAMU PARA:

Em casos de febre prolongada, dores crônicas, vômito e diarréia, levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames, transporte de óbito, dor de dente, transferência sem regulação médica prévia, trocas de sonda, corte com pouco sangramento, entorses, cólicas renais, transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio, todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.

É importante observar que nos casos onde não há necessidade de chamar o SAMU, ou seja não há caracterização de urgência ou emergência, o paciente deverá buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próxima de sua residência.

AMBULATORIAL

Todo atendimento deve iniciar pelas Unidades Básicas de Saúde do município onde você mora. Após a consulta, caso o médico constate a necessidade de assistência especializada e de maior complexidade, dará o encaminhamento. De posse do encaminhamento o usuário deverá se dirigir ao setor de marcação de consulta, no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (SAME), localizado na área externa do Hospital de Clínicas Alberto Lima. É importante que o usuário tenha sempre em mãos o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), Carteira de Identidade e comprovante de residência.

 

(iMinistério da Saúde) 



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. FAB n° 069 - Centro. CEP: 68908-908. Macapá-Ap - (96) 2101-8551 - infosaude@saude.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2017 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá