Acessibilidade: A+ A() A-

NOTÍCIAS

Governo e municípios discutem estratégias para melhorar indicadores epidemiológicos

Por: ascom/sesa - 11/08/2017 - 11:12
Foto: ascom/sesa

Profissionais dos 16 municípios do Estado participaram da oficina para disseminar sobre a eficácia da vacinação.

O Governo do Amapá promoveu nesta quinta-feira, 10, uma oficina sobre vigilância das doenças imunopreveníveis e eventos adversos pós-vacinais, para discutir estratégias para a melhoria dos indicadores epidemiológicos de saúde, das coberturas vacinais de rotina e trabalhar a informação e a prevenção de agravos.
Uma das estratégias apontadas durante a oficina é a orientação aos profissionais a conscientizarem os pais das crianças a comparecerem às Unidades Básicas de Saúde para atualização da caderneta de vacinação.
Para a responsável pela vigilância epidemiológica da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Sílvia Maués, a oficina é uma forma de fazer com que os profissionais da saúde orientem as pessoas quanto a importância da imunização. "Conscientizar os profissionais da saúde para a importância da exigência da imunização desde a infância é muito importante para prevenir doenças", ressalta Sílvia.
Representantes dos 16 municípios do Estado participaram da oficina para disseminar sobre a eficácia da vacinação nas unidades básicas de suas localidades. No evento foi tratado também da organização do Programa Nacional que mede e monitora as coberturas vacinais em todo o Estado, estratégias de trabalho e normatizações.
A coordenadora de imunização de Oiapoque, Maria Justina Passos, comentou que a oficina também serviu para buscar métodos de como alcançar as metas vacinais nos municípios. "Temos metas a atingir e o Ministério da Saúde precisa saber se conseguimos alcançá-las. Após a oficina poderemos estar mais seguros com métodos mais eficazes a serem utilizados para podermos trabalhar o alcance dessas tais metas", diz a coordenadora.
Através da oficina com os profissionais dos municípios envolvidos poderá ser estudado instrumentos atualizados de trabalho para a Vigilância Epidemiológica das doenças imunopreveníveis, como a coqueluche, difteria, tétano, rubéola, poliomielite dentre outras.

 

SESA - Secretaria de Estado da Saúde do Amapá
Av. FAB n° 069 - Centro. CEP: 68908-908. Macapá-Ap.
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá