Acessibilidade: A+ A() A-

NOTÍCIAS

Clínica da Vida acolherá pacientes renais de Santana, Mazagão e interior sul do Estado

Por: Sem Autor - 05/07/2017 - 13:29
Foto: Sem Autor

Os pacientes poderão fazer hemodiálise mais perto de casa, o que, além de proporcionar mais comodidade, também alivia a demanda na unidade do HCal.

Moradora de Santana há 63 anos, Sebastiana da Silva fez questão de marcar presença na inauguração da Clínica da Vida Lourival Duarte Brandão, na tarde desta sexta-feira, 30. Ela é uma das pacientes que, a partir de agora, terá mais comodidade no tratamento de hemodiálise ofertado pelo Governo do Amapá para usuários do município de Santana, Mazagão e do interior sul do Estado.

Desde que foi diagnosticada com infecção urinária grave, aos 48 anos, Sebastiana fazia hemodiálise na Unidade de Nefrologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL). "Agora sim melhorou para nós. Passei 15 anos saindo de Santana para fazer tratamento em Macapá três vezes por semana e isso era muito cansativo. Agora, com a clínica inaugurada, em cinco minutos chego lá", comemorou.

Assim como Sebastiana, outros 23 pacientes, inicialmente, poderão receber a assistência na Clínica da Vida. A partir de julho, com a disponibilidade de mais médicos nefrologistas, o atendimento passará para 50 usuários e, até o fim do ano, a unidade deve atuar com a capacidade máxima de 80 pacientes.

Outro santanense beneficiado com a inauguração da clínica é José Domingos, que também fazia hemodiálise em Macapá. Vindo de Belém do Pará para Santana, há 1 ano e 8 meses estava se deslocando até a Unidade de Nefrologia do HCal. "No início foi difícil. Minha família se juntou e comprou um carro para tornar o translado menos cansativo. Agora que a clínica aqui em Santana inaugurou, ficou muito mais fácil fazer o tratamento", contou.

Pacientes renais crônicos

O número de pacientes com doença renal crônica no Amapá registra aumento de até 15% por ano, segundo estatísticas da Unidade de Nefrologia do HCal. De janeiro a junho, por exemplo, a unidade recebeu 76 novos casos para hemodiálise.

Com a Clínica da Vida em funcionamento, os pacientes residentes em Santana, Mazagão e arredores poderão fazer os procedimentos de hemodiálise mais perto de casa, o que, além de proporcionar mais comodidade, também alivia a demanda na unidade do HCal.

Prevenção

De acordo com especialistas, há formas de prevenir-se de doenças renais com cuidados básicos como diminuir o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia. Manter um constante equilíbrio hídrico do organismo, eliminando o excesso de água, além de manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

Segundo a médica nefrologista Graça Creão, pessoas podem adquirir problemas renais ainda na infância. "Muitos acham que não, mas essas doenças renais podem se manifestar já na infância. Pessoas com pressão alta e diabéticas são as que em sua maioria têm problemas renais", ressalta a nefrologista.

SESA - Secretaria de Estado da Saúde do Amapá
Av. FAB n° 069 - Centro. CEP: 68908-908. Macapá-Ap.
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá