quinta, 31 de agosto de 2017 - 16:28h
Campanha ‘Mais Saúde’ orienta cidadãos sobre onde encontrar atendimento adequado
Por: ascom/sesa

A intenção é esclarecer que cada tipo de unidade de saúde pode atender de acordo com a gravidade do caso.

O site maissaude.ap.gov.br possui uma plataforma interativa para ajudar os usuários a encontrar o local de atendimento baseado nos sintomas apresentados

Quando acontece algum problema de saúde ou acidente muitas pessoas têm dúvida sobre a qual serviço deve recorrer. Para orientar os amapaenses sobre onde conseguir atendimento adequado, o governo do Estado criou a campanha Mais Saúde que, durante os próximos dias, vai difundir orientações pelos veículos de comunicação, mídias sociais e pelo site www.maissaude.ap.gov.br.

A intenção é esclarecer que cada tipo de estabelecimento de saúde pública pode atender de acordo com a gravidade do caso. Se o usuário procurar atendimento no lugar correto, prioritariamente na atenção básica, o Estado poderá potencializar o atendimento das especialidades, diminuindo ainda mais as filas.

A iniciativa partiu de um estudo feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com base na estatística de atendimento nas unidades que são porta de entrada do Estado - Hospital de Emergência, Pronto Atendimento Infantil, UPA da Zona Norte, Hospital da Mulher Mão Luzia e Unidades Mistas de Saúde nos municípios - onde se observou que 80% da assistência prestada deveria ser feita em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Atendimentos do Hospital 

Os serviços oferecidos devem atender casos de alta complexidade e emergência, encaminhados pelos postos de saúde ou por ambulâncias, além de fazer atendimento clínico geral em diversas especialidades.

Esses locais têm mais recursos tecnológicos de intervenção. Funcionam diariamente 24 horas e nos fins de semana atendem casos de risco à vida, acidentes graves de trânsito, envolvendo ortopedia, neurocirurgia, oftalmologia e Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outros. 

Atendimentos da UPA

As Unidades de Pronto-Atendimento realizam serviços de média complexidade, com mais recursos do que um posto de saúde. A gravidade do risco, e não a ordem de chegada, determina a rapidez com que o paciente será atendido. Funciona diariamente, 24h por dia, inclusive nos fins de semana.

Atendimentos das UBS

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem consultas de rotina, acompanhamentos médicos, receitas e vacinas. As unidades têm o compromisso de atender as pessoas na região onde moram ou trabalham. Nesses locais, os profissionais de saúde se articularão com outros hospitais da rede para solicitar exames ou internações.

Eles atendem traumas leves, sintomas leves de gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar, conjuntivite, entre outros.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. FAB n° 069 - Centro. CEP: 68908-908. Macapá-Ap - (96) 2101-8551 - infosaude@saude.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2017 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá